segunda-feira, 16 de junho de 2008

Ensino Fundamental de Nove Anos

De acordo com a Lei nº 11.114 de 16/05/2005 e a Lei nº 11.274 de 06/02/2006, a partir de 2007, o Ensino Fundamental passa a ter nove anos. As crianças que completam seis anos de idade até 1º de março, entram na 1ª série. O objetivo é proporcionar mais tempo de escolaridade aos alunos, e que maior número de crianças tenham oportunidade de ingressar no ensino fundamental. Os conteúdos serão trabalhados de forma mais lúdica, respeitando e valorizando a infância. A avaliação também esta passando por algumas alterações, rompendo com a prática da avaliação tradicional, pois o tempo de aprendizagem é maior, portanto, o aluno terá mais oportunidades para aprender. O professor utilizando a prática de registros das atividades e do desempenho do seu aluno, poderá avaliá-lo de acordo com o seu tempo de aprendizagem e do seu progresso. Os professores estão sendo capacitados com orientações referentes a mudança curricular e sua prática pedagógica, repensando a educação e seus instrumentos para apropriação do conhecimento.
Ana Maria

4 comentários:

blogmari disse...

Bons textos, devemos estar sempre lembrando da amizade e do estudo.
Um abraço.
Marília

Rosistela Kotarski Muller disse...

Realmente o Ensino Fundamental precisa de mudanças. Vamos acreditar que elas venham para melhorar a qualidade do ensino emn nosso Estado.

MARILIN CRISTINE SILVEIRA SCHICK disse...

Olá Ana,
Acredito que uma mudança como esta é importante, pois gera um conflito entre toda a comunidade escolar. Envolvem-se neste processo, pais e professores preocupados no futuro de seus filhos e alunos.
É o comprometimento com o Ensino por parte desta comunidade que vai contribuir para que sejam realizados momentos de estudos e discussões para refletir sobre a ação e postura do professor em sala de aula, assim como o efeito que esta ação vai surtir na aprendizagem dos nossos alunos.

Um abraço,
Marilin

Educar disse...

Oi, Ana!
O Ensino Fundamental de nove anos está implantado e nós temos uma parcela de colaboração nos esclarecimentos aos professores.
Numa busca costante, continuamos nossa tarefa de colaboradores.
Vamos em frente...
Goreti